Pirelli Amplia Gama Elect Com Dois Novos Pneus P Zero Para O Porsche Taycan

Os pneus Pirelli P Zero R e P Zero Trofeo RS foram escolhidos pela Porsche para o “restyling” do Taycan e serão os únicos pneus disponíveis para o Taycan Turbo GT, a variante mais desportiva da linha. O primeiro foi projetado para uma condução diária do supercarro. O segundo é um pneu semi-slick legalizado para uma utilização normal em estrada. Ambos os pneus foram lançados no início deste ano e especificamente adaptados ao veículo, em colaboração com o fabricante alemão, para melhorar o carácter desportivo e a eficiência do veículo. Ambos ostentam a marcação Elect no flanco, que representa um pacote de soluções tecnológicas adequadas às características dos veículos elétricos, que, curiosamente, foi estreado em 2019 com a primeira geração do Porsche Taycan. Hoje, a linha da Porsche inclui mais de 30 pneus homologados pela Pirelli com tecnologia Elect, projetados para acompanhar a transição elétrica da Porsche dos diferentes modelos, como o Macan.

EFICIÊNCIA E PRAZER DE CONDUÇÃO COM O P ZERO R

Concebido para realçar as qualidades dinâmicas e o prazer de condução do Porsche Taycan, os pneus P Zero R homologados para este modelo são dedicados à condução diária, sendo igualmente indicados para passeios mais desportivos. Esse objetivo foi alcançado graças à experiência da Pirelli como fornecedora dos modelos de maior desempenho, bem como ao desenvolvimento do pacote de tecnologia Elect, que ajuda a otimizar os aspetos do carro em relação ao modelo anterior, como o conforto e a autonomia da bateria. 

A carcaça dupla torna a estrutura do pneu muito resistente e capaz de suportar o peso exercido pela carga aerodinâmica e pela presença das baterias, principalmente na traseira. Desta forma, o carro consegue alcançar níveis de estabilidade superiores, mesmo a altas velocidades. Para suportar as acelerações repentinas típicas dos motores elétricos, além da estrutura reforçada, o pneu conta ainda com uma banda de rodagem de compostos múltiplos, alcançada graças à tecnologia patenteada “Resin Blend” da Pirelli. Os materiais no interior do composto trabalham em sinergia para oferecer aderência a uma ampla janela de temperaturas e superfícies de estrada, permitindo um elevado desempenho mesmo em condições de piso molhado. O padrão da banda de rodagem foi projetado para minimizar o ruído, enquanto a eficiência exigida pela Porsche é alcançada através da combinação de compostos e do padrão da banda de rodagem, que reduz a resistência ao rolamento.

P ZERO TROFEO RS, VARIANTE NASCIDA EM NÜRBURGRING ORIENTADA PARA OS TRACK DAYS

Seguro para uma condução em estrada, mas orientado para as pistas, o P Zero Trofeo RS é a variante mais desportiva fornecida pela Pirelli para o novo Taycan. Na verdade, é o pneu de alto desempenho de topo da gama de estrada da Pirelli, um semi-slick feito com compostos, concebidos especialmente para este pneu, derivados de produtos de rali. O desenvolvimento específico do P Zero Trofeo RS para o novo Porsche Taycan permite que o carro atinja a máxima performance de condução em pista, proporcionando, assim, altos níveis de desempenho e consistência em piso seco, aderência em curva, algo que permite resultados constantes ao longo do tempo. 

Tanto a Pirelli como a Porsche colocaram um grande esforço no desenvolvimento conjunto dos pneus. Os testes levados a cabo com os engenheiros de condução dinâmica da Porsche e o piloto de desenvolvimento Lars Kern em Nürburgring, onde o veículo elétrico desportivo percorreu velocidades superiores a 300 km/h, foi fundamental para alcançar um comportamento de condução soberbo e os mais altos níveis de desempenho, pontos que foram especialmente adaptados aos objetivos do Taycan Turbo GT. 

Uma série de soluções de construção foram adotadas para otimizar a área de contacto do pneu mesmo a altas velocidades: o composto específico proporciona aderência e estabilidade, o ombro externo da banda de rodagem possui um baixo número de ranhuras para fornecer suporte em condições de forte aceleração lateral e o padrão da banda de rodagem foi projetado para garantir um aquecimento rápido e uniforme ao longo de toda a área de contacto. Assim, mesmo para as sessões de pista mais exigentes, este pneu não necessita de mantas de aquecimento. Para tornar o processo de desenvolvimento mais rápido e eficiente, o sistema de Desenvolvimento de Geometria Virtual da Pirelli comparou, num ambiente digital, um número muito elevado de perfis e modelos de banda de rodagem possíveis para definir detalhadamente as características e o comportamento do pneu.

Tanto o P Zero R quanto o P Zero Trofeo RS desenvolvidos para este modelo estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21. Para nomear a gama completa de opções da Pirelli para o Porsche Taycan, refira-se que ao longo dos anos a empresa desenvolveu o P Zero, o P7 All Season, o P7 Blue e o P Zero Winter, com medidas que variam de 19 a 21 polegadas.

Pneu Pirelli Cinturato All Season Sf3 Vence Os Testes Comparativos Da Auto Bild Sportscars E Do Alvolante

O pneu Cinturato All Season SF3 da Pirelli foi eleito o melhor pneu All Season por duas importantes revistas especializadas, a alemã Auto Bild Sportscars e a italiana alVolante, que compararam os principais produtos para todas as estações do mercado. O pneu Pirelli foi o mais seguro em piso seco e em piso molhado, obtendo comentários muito positivos também nos testes dedicados ao comportamento em neve.

No teste comparativo da Auto Bild Sportscars em piso molhado, o Cinturato All Season SF3 provou ser “exemplar” em resistência à aquaplanagem e em termos de manobrabilidade, tanto em reta como em curva. Em condições de piso seco obteve a melhor valoração em travagem, comportamento, resposta de direção e resistência ao rolamento. Também foram alcançados excelentes resultados na neve levando a Auto Bild Sportscars a afirmar que com o pneu Pirelli “viaja sempre com segurança, mesmo a altas velocidades”. A revista alemã afirmou ainda que “o novo pneu para todas as estações tem características de condução convincentes em todas as condições meteorológicas”. Por seu turno, a revista italiana alVolante afirmou ainda o seguinte: “O Pirelli Cinturato All Season SF3 destaca-se dos demais. É excelente em travagem em piso seco e em piso molhado”.

EXCELENTE DESEMPENHO DE TRAVAGEM CERTIFICADO POR ENTIDADES EXTERNAS

Os testes realizados pela Auto Bild Sportscars e pela alVolante confirmam os resultados já destacados por dois organismos de certificação internacionais: a Dekra, que elogiou o Cinturato All Season SF3 pelo seu desempenho de travagem1, e a TÜV SÜD, que lhe atribuiu a Performance Mark2

Refira-se que todas as medidas da gama de lançamento obtiveram a classificação mais elevada no rótulo europeu de pneus (classe “A”) em aderência em piso molhado. Com estabilidade, conforto acústico e níveis de resistência ao rolamento próximos dos de um pneu de verão, este pneu apresenta um bom desempenho mesmo nos meses mais quentes do ano. A isto soma-se a aderência na neve, testada em condições rigorosas de inverno, que lhe valeu a marcação 3PMSF, que o torna também adequado para a estação mais fria do ano. Esta versatilidade foi obtida graças à sua tecnologia de banda de rodagem adaptativa com lamelas 3D, que mudam de forma dependendo das condições meteorológicas, combinada com a introdução de compostos inovadores que são eficazes num amplo intervalo de temperaturas.

Já disponível para jantes entre 16 e 20 polegadas, o Cinturato All Season SF3 junta-se ao Cinturato P7 e ao Cinturato Winter 2 numa família de produtos que satisfaz as diferentes necessidades dos condutores de turismos compactos ou médios. A tecnologia Pirelli Elect, projetada para otimizar as características dos veículos elétricos e híbridos plug-in, está disponível numa uma seleção de medidas da família Cinturato.

Roda Livre – Abril

P: Como sei quando devo substituir os pneus do meu carro?

R: Deve-se verificar o indicador de desgaste na banda de rodagem dos pneus. Se estiver ao nível da superfície do pneu, é hora de substituir. A legislação exige um mínimo de 1,6 mm de profundidade da banda de rodagem.

P: Qual é a importância de manter a pressão correta nos pneus?

R: A pressão correta nos pneus garante a segurança, melhora a eficiência de combustível e reduz o desgaste irregular. Verifique a pressão mensalmente e antes de viagens longas.

P: De quanto em quanto tempo devo fazer o alinhamento das rodas?

R: Recomenda-se fazer o alinhamento das rodas pelo menos uma vez por ano ou sempre que sentir o veículo puxar para um lado ou após um impacto significativo contra um obstáculo.

P: Posso usar pneus de inverno durante todo o ano?

R: Não é recomendado, pois os pneus de inverno têm compostos de borracha projetados para temperaturas baixas e podem desgastar-se rapidamente em climas quentes, além de comprometer a eficiência do combustível.

P: É necessário substituir todos os quatro pneus ao mesmo tempo?

R: Idealmente, sim, para garantir a uniformidade e a segurança. No entanto, se apenas dois estiverem desgastados, substitua-os em pares no mesmo eixo.

P: O que é aquaplanagem e como posso evitá-la?

R: Aquaplanagem ocorre quando o pneu não consegue expulsar água suficiente, perdendo contato com a estrada. Um dos fenómenos da aquaplanagem é quanto mais largo é o pneu maiores são as probabilidades de acontecer. A altura do piso do pneu é importantíssima para evitar tal como a pressão adequada. Evite-a mantendo a pressão correta dos pneus e reduzindo a velocidade em pisos molhados.

P: Como devo armazenar pneus que não estou a usar?

R: Armazene-os em local limpo, seco e longe de óleos, combustíveis ou solventes. Se possível, guarde-os na vertical ou suspensos, se estiverem sem as jantes.

P: Qual é o impacto de pneus com a pressão errada no consumo de combustível?

R: Pneus com a pressão errada podem aumentar o consumo de combustível devido ao aumento da resistência ao rolamento. Manter a pressão recomendada pelo fabricante ajuda a maximizar a eficiência de combustível.

Red Bull dominante em Suzuka

Max Verstappen acrescentou mais uma pérola à sua série de vitórias, com um desempenho dominante no Grande Prémio do Japão. Esta foi a terceira vitória consecutiva do holandês em Suzuka, a 57ª da carreira. Sergio Perez garantiu a terceira dobradinha da temporada da Red Bull, a 31ª da história da equipa.

Carlos Sainz terminou em terceiro, somando o seu terceiro pódio em outras tantas corridas no presente ano, depois de ter falhado a prova de Jidá, devido a uma apendicite. Foi o 25º pódio da Ferrari no Grande Prémio do Japão.

O DIA NA PISTA

A corrida começou com uma divisão bastante equilibrada entre os pilotos que optaram com pneus do composto Médio (todos os que estavam nos dez primeiros, à exceção de Alonso, e Ricciardo, Tsunoda e Zhou) e aqueles que optaram pelo Macio. No entanto, a bandeira vermelha na primeira volta permitiu que sete pilotos – as duplas da Mercedes e Alpine, Sargeant, Tsunoda e Zhou – aproveitassem a oportunidade para trocar de compostos. A dupla da Mercedes passou de Médios para Duros, os dois Alpines e Sargeant, da Williams, passaram de Macios para Médios, e Tsunoda (Racing Bulls) e Zhou (Sauber) de Médios para Macios.

O reinício significou, na prática, uma redução da corrida em duas voltas. As equipas optaram assim por diversas opções estratégicas, tanto em termos do número de paragens como na utilização dos compostos disponíveis. O mais utilizado foi o C1 (545 voltas – 60% da corrida), seguido do C2 (281 voltas – 31% da corrida) sem muita diferença em termos de degradação. O composto Macio (81 voltas – 9% do total da corrida) também teve um papel a desempenhar, quer na partida, quer nas fases finais, apesar de ter demonstrado uma degradação significativa.

MARIO ISOLA – DIRETOR MOTORSPORT DA PIRELLI

“Acho que mais uma vez a Fórmula 1 provou ser uma forma de corrida espetacular. Numa das pistas mais exigentes para pilotos e carros, assistimos a uma corrida com muitas ultrapassagens, e diversas estratégias, em parte graças ao facto de os três compostos que escolhemos para esta ronda estarem à altura da exigência. Isso permitiu aos pilotos escolher entre diferentes opções, tanto em termos de troca de compostos como em relação às visitas às boxes.

Embora seja verdade que, mais uma vez, a Red Bull e Max Verstappen tenham tido uma vantagem que lhes permitiu garantir a vitória com relativa facilidade, assistimos a grandes batalhas mais atrás, não apenas na pista, mas também entre as equipas nas boxes.

Hoje foi o dia mais quente do fim de semana, com a pista a atingir temperaturas de 40°C no início da corrida que depois caíram para 32°C e, por isso, a degradação térmica foi significativa. Quem fez o melhor trabalho de gestão conseguiu conquistar vários lugares: principalmente Leclerc que fez uma corrida excecional neste aspeto, porque a sua única paragem permitiu-lhe passar do oitavo para o quarto lugar. O undercut provou ser muito eficaz, mas é um facto que aqueles que pararam demasiado cedo ficaram em desvantagem nas fases finais de cada stint. Todas essas variáveis criaram diferenças de desempenho que facilitaram as ultrapassagens, o que foi ótimo para os espetadores. Na verdade, os fãs que lotaram Suzuka durante todo o fim de semana realmente contribuíram para o espetáculo e foi ótimo vê-los a comemorar o décimo lugar do herói local Yuki Tsunoda.”

O QUE SE SEGUE PARA OS NOSSOS PNEUS?

Shanghai recebe a quinta etapa do Campeonato Mundial, de 19 a 21 de abril, após 5 anos de ausência e 20 anos depois da sua primeira aparição no calendário, em 2004. Shanghai será o palco da estreia do novo formato Sprint (treinos livres e qualificação Sprint na sexta-feira, Sprint Race e qualificação no sábado e o Grande Prémio propriamente dito no domingo). A Pirelli escolheu os três compostos intermédios: C2 (Duro), C3 (Médio) e C4 (Macio).

Ainda na presente semana, na terça-feira e na quarta-feira, Suzuka sediará a terceira sessão de testes da Pirelli da temporada, visando o desenvolvimento dos compostos e construções para 2025, com a Sauber, comandada por Valtteri Bottas em ambos os dias, e a Racing Bulls, com Daniel Ricciardo no primeiro dia e Yuki Tsunoda no segundo.

A PIRELLI NO AUTOMOBILISMO
Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas, reconhecida em todo o mundo pela sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade dos seus produtos. O automobilismo sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, com a filosofia da ‘corrida para a estrada’. A empresa está envolvida no automobilismo há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli tem uma preocupação constante com a utilização cada vez mais eficiente de recursos naturais e energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030.
A Pirelli é parceira global de pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece outros campeonatos, incluindo a Fórmula 2 e a Fórmula 3 da FIA, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine, o Campeonato Mundial de Ralis da FIA e o GT World Challenge, além de inúmeras séries nacionais.

A Importância da Iluminação Adequada: Quando Substituir as Lâmpadas do seu Carro.

A Importância da Iluminação Adequada: Quando Substituir as Lâmpadas do seu Carro.

A importância de uma iluminação adequada no seu veículo vai muito além de uma mera formalidade estética ou de cumprimento de normas. Trata-se de um elemento crítico de segurança, que influencia diretamente a capacidade de ver e ser visto nas estradas, sobretudo em condições de visibilidade reduzida. Assim, é essencial estar atento ao estado e ao funcionamento das lâmpadas do seu carro, sabendo reconhecer o momento certo para a sua substituição.

Quando substituir as lâmpadas

Diminuição da Intensidade da Luz: Com o uso contínuo, as lâmpadas vão perdendo a sua intensidade. Uma luz mais fraca significa menor visibilidade, o que pode aumentar o risco de acidentes. Se notar que os faróis do seu carro estão mais fracos do que o normal, pode ser um sinal de que é hora de os substituir.

Luz Intermitente ou Inconstante: Se as luzes do seu carro piscam sem motivo aparente ou apresentam funcionamento irregular, isso pode indicar um problema. Pode ser algo tão simples como uma lâmpada a atingir o fim da sua vida útil ou questões mais complexas relacionadas com o sistema elétrico do veículo.

Lâmpada Queimada: Este é o sinal mais óbvio. Se uma lâmpada estiver queimada, é fundamental substituí-la imediatamente para manter a eficácia da iluminação do seu veículo.

Antes de Longas Viagens: Antes de ir em longas viagens, especialmente se prevê conduzir durante a noite ou por regiões com condições meteorológicas adversas, é prudente verificar todas as lâmpadas do veículo e substituir as que estiverem a chegar ao fim da sua vida útil.

Recomendação do Fabricante: Consulte o manual do proprietário do seu veículo para verificar as recomendações do fabricante sobre a substituição das lâmpadas. Muitas vezes, eles fornecem intervalos específicos de quilometragem ou de tempo para a substituição.

Para além da condição das lâmpadas também é importantíssimo a focagem de faróis para não encadear os condutores dos outros veículos ou em caso de estas estarem baixas não iluminar devidamente a estrada

A escolha da lâmpada certa

Ao substituir as lâmpadas do seu carro, é crucial escolher o tipo correto. As opções incluem lâmpadas halógenas, de LED e xenon, cada uma com as suas vantagens e considerações específicas. Assegure-se de que as lâmpadas escolhidas são compatíveis com o seu veículo e cumprem as normas de trânsito locais. Em muitos casos, optar por lâmpadas de qualidade superior pode não só melhorar a visibilidade como também prolongar a vida útil da lâmpada, resultando numa economia a longo prazo.

A Importância da Iluminação Adequada: Quando Substituir as Lâmpadas do seu Carro.

Conclusão

Manter uma iluminação adequada no seu carro é fundamental para a segurança na estrada. A substituição atempada das lâmpadas garante que você e os outros condutores têm a melhor visibilidade possível, reduzindo assim o risco de acidentes. Além disso, uma boa iluminação contribui para uma condução mais confortável e menos fatigante, especialmente em viagens longas ou durante a noite. Lembre-se de que a manutenção preventiva é sempre mais segura e, frequentemente, mais económica do que as reparações de emergência.

Prepare o seu carro para a primavera: dicas essenciais de manutenção

Preparar o seu carro para a primavera é uma etapa crucial para garantir o seu desempenho e segurança. Após os meses de inverno, que podem ser particularmente duros para o seu veículo, com a chegada da primavera aconselha-se que se faça uma manutenção completa.

Aqui estão algumas dicas essenciais de manutenção para garantir que o seu carro esteja em perfeitas condições para os meses mais quentes.

  1. Verificação e substituição dos pneus

A mudança de estação é o momento ideal para verificar o estado dos pneus. O inverno pode causar desgastes desiguais devido a estradas escorregadias e irregulares. Certifique-se de que os pneus estão com a pressão correta e que não apresentam sinais de desgaste excessivo. Se necessário, substitua-os ou reequilibre-os para garantir uma condução segura.

  1. Substituição das escovas limpa-vidros

As escovas limpa-vidros são frequentemente utilizadas no inverno, levando ao seu desgaste. Com a chegada da primavera, é importante garantir que estas estão em bom estado para enfrentar as chuvas típicas desta estação. Verifique se as borrachas não estão ressequidas ou danificadas e substitua-as se necessário.

  1. Verificação dos fluidos

A manutenção dos fluidos é essencial para o bom funcionamento do seu carro. Isto inclui o óleo do motor, líquido de refrigeração, líquido da direção assistida e o líquido do limpa-vidros. Certifique-se de que todos estão nos níveis adequados e substitua-os ou complete-os se necessário.

  1. Verificação e limpeza do sistema de ar condicionado

Com o aumento das temperaturas, o uso do ar condicionado torna-se mais frequente. É importante verificar se o sistema está a funcionar corretamente e realizar uma limpeza ou recarregar do gás refrigerante, se necessário. Isto não só garante o seu conforto mas também a sua saúde e previne o desgaste prematuro do sistema.

  1. Limpeza interior e exterior

O inverno pode deixar marcas no seu veículo, tanto no interior como no exterior. Faça uma limpeza profunda para remover sal, sujidade e detritos que possam ter se acumulado. Isto inclui a lavagem exterior, a limpeza dos tapetes e a higienização do interior. Uma boa limpeza não só melhora a aparência do seu carro mas também previne a corrosão e o desgaste dos materiais, como a saúde de quem anda no veículo.

  1. Verificação do sistema de iluminação

Com os dias a ficarem mais longos na primavera, pode ser fácil esquecer-se da importância do sistema de iluminação. No entanto, é crucial garantir que todas as luzes, incluindo faróis e farolins traseiras e piscas, estejam a funcionar corretamente para uma condução segura, especialmente durante as chuvas da primavera.

  1. Inspeção dos sistemas de travagem e suspensão

O sistema de travagem e a suspensão são fundamentais para a segurança do veículo. A primavera é um bom momento para realizar uma inspeção detalhada destes sistemas, verificando se há desgastes nos discos, pastilhas de travão e amortecedores. Uma inspeção atempada pode prevenir falhas inesperadas e garantir uma condução segura.

Ao seguir estas dicas essenciais de manutenção, estará a preparar o seu carro para a primavera, garantindo a sua segurança e eficiência na estrada. Lembre-se que a manutenção preventiva é sempre mais benéfica e económica do que reparações de emergência. Desfrute da condução na primavera com a certeza de que o seu carro está em excelentes condições.

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Pneus Pirelli MotorSport com Certificação FSC™

Milão, 29 de fevereiro de 2024 – A Pirelli é a primeira empresa a produzir uma linha completa de pneus certificados pela FSC™ (Forest Stewardship Council™) para automobilismo. A partir deste ano, todos os pneus utilizados no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA™ contarão com a marcação do logotipo do FSC. Isto certifica que toda a borracha natural utilizada no pneu cumpre os rigorosos critérios ambientais e sociais exigidos pela FSC, organização sem fins lucrativos, de âmbito internacional, dedicada à promoção de uma gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.

Esta certificação, anunciada a 10 de outubro do ano passado, quando a Pirelli renovou o seu acordo como Parceira Global de Pneus da Fórmula 1®, até pelo menos 2027, será introduzida em todos os pneus utilizados durante a temporada. Os pneus certificados pela FSC foram introduzidos na sequência de um intenso programa de desenvolvimento, iniciado em 2022, que apresentou resultados claros em termos de fiabilidade e desempenho.

As primeiras sessões de treinos livres do FORMULA 1 GULF AIR BAHRAIN GRAND PRIX 2024 foram hoje o palco para a estreia destes pneus certificados. É um marco significativo que reflete o compromisso da Pirelli de oferecer desempenho e soluções cada vez mais sustentáveis, mesmo dentro de um ambiente tão especial como o do automobilismo, começando, desde logo, com aquela que é a maior expressão tecnológica e competitiva: a Fórmula 1®.

A Pirelli foi confirmada como uma das empresas líderes globais na luta contra as alterações climáticas pelo sexto ano consecutivo, com um lugar na lista “Climate A 2023” do CDP (Carbon Disclosure Project), uma organização internacional sem fins lucrativos que investiga e promove informações ambientais. A Pirelli também foi o primeiro fabricante de pneus a receber uma classificação de três estrelas no Programa de Credenciamento Ambiental da FIA.

Juntamente com a FIA e a Fórmula 1®, a empresa italiana sublinhou a sua posição na linha da frente da investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto no lado técnico como no lado desportivo, para apoiar o trabalho realizado na redução das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida de um pneu de Fórmula 1. A certificação FSC junta-se a uma série de iniciativas já implementadas pela Pirelli para o automobilismo nos últimos anos:

Todos os pneus que a Pirelli vai levar para as pistas durante os fins de semana de Grandes Prémios – nos campeonatos de F1®, F2™, F3™ e F1 Academy™ – serão transformados, após a utilização, em matérias-primas secundárias para múltiplos usos circulares;
A energia elétrica utilizada na fabricação dos pneus F1®, F2™, F3™ e F1 Academy™ provém exclusivamente de fontes 100% renováveis certificadas;
A utilização da tecnologia de design «virtual» em todos os pneus reduz não só o tempo de desenvolvimento de forma considerável, mas sobretudo o número de protótipos físicos necessários, e, por consequência, os materiais utilizados na sua produção;
A eliminação das mantas de pneus na Fórmula 1 para pneus de chuva, estreadas no Mónaco no ano passado, reduz a utilização de energia elétrica;
Uma logística mais simplificada, com o transporte a ser preferencialmente realizado por via marítima, ao invés do transporte por meios aéreos, reduz as emissões derivadas das operações logísticas.

GIOVANNI TRONCHETTI PROVERA, VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA PIRELLI MOTORSPORT, SUSTENTABILIDADE E MOBILIDADE FUTURA:

“A estreia dos nossos pneus certificados pela FSC no mundo do automobilismo representa um momento significativo na jornada de sustentabilidade da Pirelli. Em 2021, fomos os primeiros a calçar um carro de estrada com pneus certificados pela FSC, e agora estamos orgulhosos de sermos também os primeiros no automobilismo. A Fórmula 1 é um extraordinário laboratório ao ar livre para nós. Permite-nos não só projetar e testar novas tecnologias, mas também melhorar os processos de investigação e desenvolvimento de pneus de estrada e unir o desempenho máximo, típico do ambiente automobilístico exigente, com um compromisso de tornar o mundo cada vez mais sustentável.”

SARA MARIANI, DIRETORA DE SUSTENTABILIDADE E D&I DA FIA:

“A implementação pela Pirelli de pneus certificados pela FSC no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA é uma forte declaração do compromisso da empresa com a sustentabilidade – não apenas com as suas próprias metas, mas também com o seu alinhamento com os objetivos da Estratégia Ambiental da FIA, que tem como objetivo reduzir o impacto do automobilismo e reforçar o desporto como um catalisador de inovação e tecnologia sustentáveis. Essas ambições foram fundamentais para o concurso de fornecimento de pneus de Fórmula 1, lançado no ano passado pela FIA, para os anos de 2025 e seguintes, e, após uma candidatura bem-sucedida, a Pirelli já começou, de forma admirável, a inovar na procura de uma sustentabilidade ainda maior com a introdução de pneus certificados pela FSC em 2024.”

ELLEN JONES, RESPONSÁVEL DE ESG DA FÓRMULA 1:

“A Fórmula 1 tem orgulho de colaborar com a Pirelli em temas de sustentabilidade em todos os níveis, como a introdução de pneus certificados pela FSC. Este é um passo em frente importante e positivo, e mais um exemplo de como os nossos parceiros estão a demonstrar o seu compromisso com práticas sustentáveis à medida que continuamos a nossa missão rumo ao Net Zero, até 2030. Mal podemos esperar para ver os novos pneus certificados pela FSC em ação, neste fim de semana no Barém e depois durante o resto da temporada.”

FABIAN FARKAS, DIRETOR COMERCIAL INTERNACIONAL DA FOREST STEWARDSHIP COUNCIL:

“O logotipo e a certificação FSC são o padrão de referência para a gestão florestal sustentável. A indústria automóvel precisa de reagir para aliviar a pressão que a produção de borracha natural exerce sobre os ecossistemas e comunidades florestais. Aplaudimos a liderança da Pirelli no enfrentamento dos complexos desafios ambientais e socioeconômicos da cadeia de valor da borracha natural. Esta iniciativa mostra que o desempenho e a sustentabilidade podem coexistir, e o FSC está pronto para apoiar as empresas a nível global a seguirem este exemplo.”

O QUE É A CERTIFICAÇÃO FSC?

O Forest Stewardship Council™ (FSC™) é uma organização sem fins lucrativos, regida igualmente por perspetivas ambientais, sociais e económicas, que abrange mais de 150 milhões de hectares de florestas certificadas, sendo uma referência global na gestão florestal. Os rigorosos padrões do FSC exigem que as florestas sejam geridas de forma a preservar a diversidade biológica, beneficiando, ao mesmo tempo, os trabalhadores e as comunidades locais de uma forma que seja economicamente benéfica para eles. O robusto processo de certificação FSC garante que todo o material certificado seja separado do material não certificado em toda a cadeia de fornecimento, desde a plantação até à fabricação do pneu.

CADEIA DE FORNECIMENTO DE BORRACHA NATURAL DA PIRELLI

A certificação FSC da borracha natural utilizada pela Pirelli para fabricar pneus para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA é o mais recente passo no programa de longo prazo da empresa para gerir de forma sustentável a cadeia de abastecimento de borracha natural. Isto é conseguido através de um mapa de melhores práticas nos diferentes países de origem da borracha natural, em linha com os princípios e valores estabelecidos na Política de Borracha Natural Sustentável da Pirelli de 2017. Este documento é o resultado da consulta com as principais partes interessadas no cadeia de valor da borracha natural, incluindo ONGs internacionais, os principais fornecedores de borracha natural da Pirelli, produtores e vendedores na cadeia de fornecimento, clientes do mundo automóvel e outras organizações globais.

Grande Prémio da Arábia Saudita 2024: Antevisão

Compostos intermédios da gama de F1 para o Grande Prémio da Arábia Saudita

Milão, 5 de março de 2024 – Poucos dias depois do início da temporada no Barém, a Fórmula 1 viaja para a Arábia Saudita para onde o circuito urbano de Jeddah receberá a segunda ronda do campeonato do mundo. Trata-se de um traçado com um asfalto bastante liso e onde as velocidades costumam registar valores muito elevados (uma média de 250 km/h) perdendo apenas atrás de Monza neste capítulo.

Com 6.174 quilómetros de extensão, é a segunda pista mais longa do calendário, sendo particularmente sinuosa (com mais curvas do que qualquer outro circuito: 27) e, no sábado, os pilotos irão percorrê-la 50 vezes. O facto de muitas das curvas serem de média/alta velocidade significa que os pneus estão sujeitos a elevadas forças laterais. Tal como no Barém, a qualificação e a corrida decorrem à noite, a partir das 20h locais, com temperaturas mais baixas do que as que se vão verificar durante as primeiras sessões de treinos livres de quinta e sexta-feira.

Com base na experiência das três edições anteriores, a Pirelli escolheu os três compostos intermédios da sua gama: C2 (Duro), C3 (Médio) e C4 (Macio). Outra diferença em relação ao Barém será a estratégia de corrida. No sábado passado, a esmagadora maioria dos pilotos fez duas paragens, sendo que era também possível optar por três. No entanto, em Jeddah, é perfeitamente possível imaginar uma corrida de uma paragem, com os pilotos a trocarem Médios e Duros, dependendo das suas posições na grelha. Por se tratar de um circuito de rua, não existem muitas áreas de escapatória e, por isso, o risco de acidentes é bastante elevado, assim como a possibilidade de ver o Safety Car em pista ou mesmo uma bandeira vermelha. As ultrapassagens são bastante complicadas, com as melhores oportunidades a surgirem na entrada da curva 1.

Como normalmente acontece nos circuitos de rua, a evolução da pista será muito elevada e na qualificação será crucial escolher o momento certo para entrar em pista e fazer uma boa volta de preparação para registar um bom tempo de volta. Em eventos anteriores, vimos pilotos a realizarem duas voltas de preparação para colocar os macios na temperatura certa, o que pode causar problemas relacionados com o tráfego.

Além da segunda ronda do campeonato de Fórmula 2, o circuito de Jeddah também acolherá a primeira ronda da F1 Academy, que este ano será sempre disputada juntamente com a realização de Grandes Prémios. Pelo segundo ano consecutivo, a Pirelli é a fornecedora oficial de pneus deste campeonato feminino. A empresa reforça, assim, o seu apoio a jovens pilotos, alargando o leque de oportunidades para que possam chegar ao topo do automobilismo.

Todos os carros da F1 Academy são calçados com pneus Pirelli P Zero DM de 13 polegadas, os mesmos da temporada passada, sendo também o pneu que está presente em todas as séries de Fórmula 4 onde a Pirelli é fornecedora. O P Zero DM foi projetado para manter um nível de desempenho constante, mesmo em distâncias mais longas, para que os pilotos possam desenvolver as suas habilidades sem terem que lidar com variáveis relacionadas com o desgaste dos pneus, características de grandes campeonatos.

Existem alguns pontos interessantes desta nova edição da F1 Academy. A piloto mais rápido na qualificação receberá o Pirelli Pole Position Award, uma versão em miniatura de um pneu P Zero, igual ao que é oferecido na Fórmula 1. As condutoras que alcancem o pódio usarão o clássico boné de pódio da Pirelli, numa edição limitada, na cor roxa, especialmente pensada para esta série.

Além disso, a partir deste ano, a F1 Academy será classificada como uma verdadeira categoria júnior, já que as cinco primeiras do campeonato receberão pontos para uma Superlicença FIA. A cada ronda, uma condutora local diferente terá a oportunidade de correr, através de um esquema de Wild Card.