Lando Hope and Glory

Lando Norris garantiu a sua primeira vitória na Fórmula 1 naquela que foi a terceira edição do Grande Prémio de Miami. Em Xangai, há duas semanas, o piloto da McLaren alcançou o recorde do piloto com mais pódios sem vitórias, um azar que chegou ao fim nos EUA. Norris tornou-se, assim, o 114.º piloto a vencer pelo menos um Grande Prémio. Esta foi também a vitória número 184 para a McLaren, a primeira desde Monza, em 2021, quando Daniel Ricciardo bateu o mesmíssimo Norris, então companheiros de equipa, para fazer a dobradinha.

Max Verstappen, piloto da Red Bull, e Charles Leclerc, piloto da Ferrari, fecharam o pódio. Registo também para os primeiros pontos da Alpine na temporada, com Esteban Ocon a terminar no 10.º posto. Vale destacar que, nas três edições desta prova, o piloto que largou da pole position terminou sempre em segundo lugar. Em 2022 foi Leclerc, no ano passado Perez e desta vez Verstappen.
O DIA NA PISTA

Como previsto, a estratégia de uma paragem era a única plausível, mas o primeiro Safety Car Virtual, na volta 22, seguido de um Safety Car real, na volta 28, atrapalharam os planos, dando àqueles que ainda não haviam parado nas boxes a chance de fazê-lo reduzindo significativamente o tempo perdido em relação aos pilotos que já haviam trocado os pneus. Isto reorganizou as posições e a ordem permaneceu relativamente estática nas fases iniciais do reinício da corrida, pelo menos entre os líderes.

Foram realizadas um total de 1.110 voltas. O C3 foi o que fez mais trabalho (562 voltas, ou seja, 50,6% da corrida) com uma quilometragem ligeiramente superior ao C2 (504 voltas, ou seja, 45,4% da corrida). O C4 foi usado apenas pelos dois pilotos da Sauber e provou estar à altura da tarefa em termos de degradação e de desempenho.

Além de assistirmos a um novo vencedor de corridas de Fórmula 1, houve também novidades no que ao boné de pódio diz respeito. A Pirelli ofereceu um boné especial na cor turquesa, a fazer lembrar as águas que banham a cidade, e com a presença de palmeiras, elemento emblemático de Miami, ao lado da bandeira dos Estados Unidos Estados da América.

MARIO ISOLA – DIRETOR PIRELLI MOTORSPORT

“Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Lando Norris pela sua primeira vitória na Fórmula 1. Tenho a certeza de que ele nunca esquecerá as emoções que sentiu nos quilómetros finais e depois no pódio!

Estranhamente, apesar das surpresas trazidas pelos Safety Cars, primeiro o virtual e depois o real, foi uma corrida muito linear em termos de comportamento dos pneus: apenas uma paragem e pneus que, qualquer que fosse a cor da sua banda, se degradaram relativamente pouco, em parte devido à ausência de granulação e também à pouca diferença de desempenho entre os monolugares.

Dito isto, vimos que os dois compostos mais utilizados, o C2 e o C3, permitiram aos pilotos dar o máximo durante quase toda a corrida, como se pode verificar pelo estudo da cronologia dos tempos por volta, o que tornou a corrida muito interessante, mesmo que no papel tudo indicasse alguma limitação ao nível das estratégias. Obviamente, o VSC e o SC arruinaram os planos de várias equipas, enquanto outros tiveram mais sorte ou mais inteligência, mas isso faz parte das corridas.

Como sempre, será importante analisar cuidadosamente todos os dados adquiridos ao longo dos três dias deste Grande Prémio, porque poderão ser úteis em termos de seleção de compostos e na compreensão da interação entre os pneus e os vários tipos de superfície das pistas. Na verdade, é por isso que a Fórmula 1 é um desporto fascinante, porque todos os dias podemos aprender algo que pode levar ao progresso.”

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