Ott Tanak conquistou a primeira vitória da temporada no Rali da Sardenha, superando Sebastian Ogier por apenas 0,2 segundos. O piloto da Estónia iniciou o dia de domingo com 17,1 segundos de desvantagem para o francês, mas chegou à liderança na Power Stage. Dani Sordo, da Hyundai, fechou o pódio, mas os pontos valiosos do Super Sunday e da Power Stage foram, na verdade, para Thierry Neuville, que teve uma saída de estrada na ES8, o que não lhe permitiu terminar no pódio.
Além de ver Tanak regressar ao círculo dos vencedores, a ronda italiana também carimbou a eficácia da nova geração de pneus de gravilha Pirelli Scorpion que, depois de se terem estreado em Portugal, em meados de Maio, deram provas do seu valor nas estradas da Sardenha que representam provavelmente o desafio mais difícil de toda a temporada.
As estratégias de pneus adotadas pelas equipas foram em grande parte influenciadas pelas características dos traçados e pela introdução de um novo formato que obrigava as equipas a fazer as segundas passagens sem manutenção ou troca de pneus. Sexta-feira foi o teste mais difícil para os, devido à natureza abrasiva da superfície da estrada, e o Scorpion Duro (opção principal para este rali) foi o único pneu escolhido. A única diferença estava no número de peças sobressalentes, com Sordo, Neuville, Evans e Ogier a arriscar com apenas uma. Na manhã de sábado, os pisos mais mistos das quatro etapas programadas levaram as equipas a optar por uma estratégia com 4 Scorpion Macios e 2 Duros, excetuando Adrien Fourmaux, que foi com 3 pneus de cada e Ogier que optou por 2 duros e 3 macios. À tarde, apenas a Hyundai preferiu ir com 4 duros e 2 macios, enquanto a maioria dos pilotos optou por 3 duros e 3 macios, incluindo Ogier que, na segunda parte do dia, afastou-se do pelotão. Na manhã de domingo, com superfícies mais macias e consistentes, todos optaram por cinco pneus macios, exceto Sordo que inseriu um duro no quinteto.
Sam Pajari, ao volante de um Toyota Yaris, venceu no WRC2 e Diego Dominguez no JWRC.
CITAÇÃO PIRELLI
Terenzio Testoni, responsável pelas atividades de Rali da Pirelli: “O Rali da Sardenha confirmou que o desenvolvimento dos nossos pneus de gravilha alcançou os resultados esperados. Estamos muito satisfeitos com os comentários positivos dos pilotos, a resistência e durabilidade que demonstraram nestas etapas tão difíceis e mesmo quando se encontravam desgastados devido às primeiras passagens. Especialmente na sexta-feira, os novos pneus duros provaram claramente ser muito resistentes ao desgaste, enquanto no sábado e domingo, os novos pneus macios demonstraram ser resistentes a furos. O novo formato mais curto do rali revelou-se um desafio para todos, mas no geral diria que esta experiência realizada pela ACI, a pedido do Promotor e da FIA, foi um sucesso e foi apreciada pelos espetadores. Além de Ott, os meus parabéns também vão para Sam, que dominou no WRC2, e Diego, pela vitória no Junior WRC, ambos os jovens são excelentes representantes das suas duas escolas de rali. Por outro lado, é uma pena o facto de Seb, que largou em último na Power Stage, ter tudo que lidar com uma superfície de estrada muito desgastada e com as condições terríveis que danificaram uma jante e lhe fizeram perder segundos preciosos. Vale destacar o excelente desempenho de Roberto Daprà, apoiado pela ACI Team Italia e pela Pirelli, que terminou em nono em sua estreia no campeonato mundial no WRC2.”



