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NOVO CINTURATO™ – A sua escolha para segurança e durabilidade

Apresentamos o novo Pirelli CINTURATO™
Experimente a combinação perfeita entre segurança e durabilidade com o novo Pirelli CINTURATO™. Capaz de proporcionar o melhor desempenho em travagem em piso seco (acreditado pela Dekra¹), o CINTURATO™ conta com a classe “A” em travagem em piso molhado no rótulo de pneus da UE² em toda a sua gama, além de uma quilometragem excecional, graças à utilização de compostos de nova geração e ao novo design da banda de rodagem. Em linha com o compromisso de sustentabilidade da Pirelli, o CINTURATO™ é 100% produzido com recurso a energia de origem renovável adquirida à rede.

O website internacional Tyre Reviews reconheceu o novo CINTURATO™ como o “Melhor pneu para viajar de 2025”. O modelo destacou-se pelo excelente desempenho em piso seco (menor distância de travagem e ótima manobrabilidade), pelo desempenho impressionante em piso molhado e em situações de aquaplanagem, assim como pela sua resposta equilibrada em todos os parâmetros avaliados.

VEJA O VÍDEO

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Blauer E Pirelli Lançam Uma Coleção De Quatro Peças De Vestuário Outono-Inverno 25-26

A Blauer e a Pirelli, dois nomes que se destacam nos seus respetivos campos pelo estilo e inovação, uniram forças para criar a Blauer x Pirelli, uma coleção cápsula exclusiva de quatro peças de vestuário unissexo feitas com materiais reciclados. Nesta coleção, fundem-se a funcionalidade essencial da Blauer e a paixão da Pirelli pelo design. Enquanto a Blauer possui raízes profundas no vestuário de trabalho e técnico, a Pirelli é sinónimo de excelência em desenvolvimento tecnológico, desempenho e desporto. Unidas por valores comuns, como atenção ao detalhe, alta qualidade e procura pela singularidade, Blauer e Pirelli apresentaram a coleção cápsula durante a Semana de Moda Masculina de Milão 2025.

Enzo Fusco, CEO da FGF Industry, deixou as seguintes palavras: “A Blauer e a Pirelli partilham um denominador comum: a procura pela perfeição. Esta colaboração não é apenas uma celebração dos nossos valores partilhados, mas também um convite para olhar em frente, rumo a um futuro onde a inovação e a investigação coexistem. A Blauer destaca-se no mundo da moda desportiva e que, graças à sus performance, tem observado um crescimento contínuo do seu volume de negócios em cada estação.”

Já Marco Maria Tronchetti Provera, Vice-Presidente Sénior da Pirelli Design & Assets Conversion, acrescentou o seguinte: “Há mais de um século e meio que a Pirelli é sinónimo de desempenho e inovação, mas também de cultura e design. Nos últimos anos, a nossa marca alcançou novos patamares de força e reconhecimento global, conquistando até mesmo o público jovem mais atento ao estilo. A parceria com a Blauer representa uma oportunidade clara para explorarmos novas possibilidades de expressar a nossa marca através de peças de vestuário que conectam o consumidor com o universo de emoções, identidade e paixão da Pirelli.”

A coleção cápsula Blauer x Pirelli conta com quatro peças exclusivas e funcionais, feitas com materiais de nova geração em preto e amarelo, cores emblemáticas da empresa milanesa. Todas as peças traduzem um equilíbrio entre inovação, maior responsabilidade ambiental e design.

The Performance Puffer

Um casaco acolchoado desenhado para enfrentar todas as condições meteorológicas com estilo e praticidade. Feito de poliéster reciclado com excertos em tecido Taslan, o casaco apresenta uma estrutura tubular sem costuras que garante máxima liberdade de movimento. A laminação em poliuretano interno e externo torna o tecido impermeável e com capacidades de corta-vento, enquanto o capuz ajustável e o cordão na cintura oferecem proteção total contra os elementos adversos. Bolsos impermeáveis e o Flash LED Pocket para smartphones acrescentam detalhes funcionais e inteligentes, enquanto o velcro duplo ajustável na manga reflete o ADN técnico da coleção. Um casaco ideal para um guarda-roupa contemporâneo.

The Layered Versatility

Um colete acolchoado desenhado para quem aprecia versatilidade. Com a mesma abordagem técnica do modelo de manga comprida, este colete é feito de poliéster reciclado e tecido Taslan, com enchimento Repreve e estrutura tubular sem costuras. Impermeável e corta-vento, inclui fecho zip impermeável e dois bolsos laterais contrastantes, oferecendo um design minimalista, mas altamente funcional. O cordão interno na cintura e o Flash LED Pocket confirmam a atenção aos detalhes práticos e inteligentes, tornando-o ideal para looks sobrepostos que combinam estilo e desempenho.

2 in 1 Plus Pocket Middle Parka – The Urban Explorer

O design “2 em 1” combina um corta-vento laminado de três camadas com um interior acolchoado Repreve removível. A dupla laminação e os detalhes reciclados em Taslan, aplicados através de corte a laser e colagem, garantem impermeabilidade e proteção. O capuz ajustável, fecho zip impermeável e os bolsos multifuncionais em fole adaptam-se a um estilo de vida ativo. O cordão na cintura e os punhos ajustáveis oferecem conforto personalizado, enquanto o Flash LED Pocket adiciona um toque de funcionalidade tecnológica.

Dust Coat – The Tech Trench

Um trench coat que combina elegância e funcionalidade. Feito de tecido de poliéster reciclado de três camadas com dupla laminação, protege contra o vento e a chuva, enquanto a ventilação traseira mantém a respirabilidade. Linhas limpas e detalhes cortados a laser, colados com precisão, criam uma estética moderna. O fecho frontal duplo, com zip impermeável e botões, oferece versatilidade. Pregas ergonómicas nas mangas e punhos ajustáveis garantem conforto e liberdade de movimento. Dois bolsos laterais e o Flash LED Pocket, escondido sob um fecho, destacam a atenção ao detalhe. O velcro personalizado na manga dá o toque final.

A coleção cápsula Blauer X Pirelli foi criada com uma abordagem mais responsável à moda. Cada peça não é apenas o resultado de um processo criativo refinado, mas também de um compromisso concreto em reduzir o impacto ambiental.

Disponível a partir de agosto, a coleção será distribuída nas lojas flagship da Blauer, no site oficial www.blauerusa.com e numa seleção de boutiques premium a nível global.

Ténis: Pirelli E Open Da Austrália Assinam Parceria Multianual A Partir De 2025

A partir deste ano, a Pirelli será a Parceira Oficial de Pneus do Open da Austrália, que terá início no próximo domingo, dia 12 de janeiro, em Melbourne. Após consolidar a sua presença em desportos como automobilismo, futebol, vela e esqui, a Pirelli estreia-se no ténis, escolhendo apoiar um Grand Slam com uma parceria que constitui uma montra de prestígio para a promoção da marca a nível mundial.

Andrea Casaluci, CEO da Pirelli, deixou as seguintes palavras:

“O Open da Austrália representa uma oportunidade crucial de visibilidade para a Pirelli devido ao enorme interesse pelo ténis a nível global. Esta parceria permitirá, em particular, reforçar a notoriedade da nossa marca na Austrália, um mercado com uma elevada concentração de automóveis Prestige. Em Melbourne, cidade que acolhe o torneio, inaugurámos em 2019 um Pirelli P Zero World, o nosso modelo de loja de referência, presente atualmente em apenas quatro outras cidades no mundo.”

Já Cedric Cornelis, Diretor Comercial da Tennis Australia, afirmou o seguinte:

“É com grande satisfação que anunciamos a Pirelli como Parceira Oficial de Pneus do Open da Austrália. A Pirelli é sinónimo de inovação e desempenho, tornando-se assim uma parceira ideal para um dos mais prestigiados eventos de ténis do mundo. Estamos encantados com o facto de a Pirelli ter escolhido o Open da Austrália para marcar o seu primeiro investimento num Grand Slam.”

Supplier Day 2024: Pirelli distingue os melhores fornecedores globais em excelência, sustentabilidade, qualidade e inovação

Sustentabilidade, inovação contínua, competitividade, qualidade de matérias-primas e serviços: estes fatores são pilares fundamentais para a Pirelli e foram o foco central do Supplier Day 2024. O tradicional evento anual, organizado pela Pirelli para os seus fornecedores, realizou-se na passada quinta-feira, na sede da empresa, em Milão, com a presença do Vice-Presidente Executivo Marco Tronchetti Provera e do Diretor Executivo Andrea Casaluci.

Foram selecionados 80 fornecedores de entre grandes, médias e pequenas empresas que colaboram com a Pirelli a nível mundial. Estes ‘fornecedores estratégicos’ vieram de 22 países e representam cerca de 40% das compras globais anuais do Grupo. Os sete que mais se destacaram no último ano foram premiados pelo Diretor de Compras e Responsável pela Cadeia de Abastecimento da Pirelli, Luca Galantina.

Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo da Pirelli, afirmou o seguinte: “Trabalhar com parceiros que partilham a visão da Pirelli é crucial para mantermos a nossa liderança na oferta de pneus de alta performance. Por detrás destes desafios ambiciosos está sempre o trabalho em equipa, especialmente no que diz respeito aos nossos objetivos de inovação tecnológica e sustentabilidade. É por isso que, a cada ano, temos o prazer de premiar os fornecedores que realmente se destacam.”

A colaboração com fornecedores é parte integrante do caminho da Pirelli rumo à sustentabilidade, particularmente no que toca a enfrentar objetivos desafiantes, como a redução das emissões de CO2 ao longo da cadeia de abastecimento (Âmbito 3). Em setembro de 2024, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) aprovou as metas de Net Zero da Pirelli para 2040, bem como os seus objetivos de curto prazo, que preveem uma redução de 80% nas emissões totais de gases com efeito de estufa até 2030, em comparação com 2018 (Âmbitos 1 e 2), e uma redução de 30% nas emissões resultantes da compra de matérias-primas, serviços e transportes até 2030 (comparando com o ano base de 2018).

Além da sustentabilidade, outros dois temas cruciais emergiram no Supplier Day: inovação e qualidade. A inovação reflete-se especialmente no trabalho da Pirelli no campo de Investigação e Desenvolvimento, bem como em todo o programa de transformação digital, que abrange todos os processos e produtos (como exemplo, o Cyber Tyre). No que toca à qualidade, a excelência inclui tanto o nível de produto como de serviço.

As empresas premiadas nos Pirelli Supplier Awards 2024 foram:

  • Prémio de Sustentabilidade: PIBRA TRASPORTI, um fornecedor de logística que começou a utilizar camiões movidos a combustíveis alternativos – nomeadamente a energia elétrica e biometano – para as atividades relacionadas com a Pirelli.
  • Inovação em Processos: VMI HOLLAND B.V., fornecedor de maquinaria utilizada na fabricação de pneus.
  • Inovação em Materiais: ASAHI KASEI CORPORATION, fornecedor de borracha sintética e parceiro de investigação no desenvolvimento de novos materiais para a produção de pneus.
  • Prémio de Qualidade: SHANDONG YANGGU HUATAI CHEMICAL CO, fornecedor de produtos químicos utilizados em compostos de pneus.
  • Prémio de Nível de Serviço: SHANGHAI INOAC POLYMER PRODUCTS CO, fornecedor de espumas de poliuretano usadas na produção de pneus.
  • Transformação Digital: SALESFORCE.COM, fornecedor de soluções inovadoras de CRM para processos e plataformas.
  • Excelência: JIANGSU XINGDA STEEL TYRE CORD GROUP CORP, fornecedor de reforços metálicos.

A cerimónia contou também com a presença de Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli, que destacou a liderança da Pirelli no desporto motorizado, começando pela Fórmula 1 – onde o trabalho em equipa é a receita para o sucesso. Este ano, a Pirelli introduziu mais uma inovação na Fórmula 1 ao utilizar exclusivamente pneus de competição com borracha natural certificada pelo FSC™.

Com novos pneus P7 para o GTO, a Pirelli equipa agora todos os supercarros Ferrari

A Pirelli acaba de completar a sua gama de pneus para supercarros Ferrari com o lançamento do novo Cinturato P7, desenhado especialmente para o icónico Ferrari GTO. Este pneu estreou-se na estrada em outubro, durante o GTO Legacy Tour 2024, reforçando a oferta de pneus feitos à medida para a Ferrari. Esta gama inclui também os pneus P Zero desenvolvidos recentemente para o Ferrari Enzo, bem como pneus já disponíveis para outros supercarros de renome: o F40, F50, LaFerrari e LaFerrari Aperta.

APRESENTAMOS O CINTURATO P7 PARA O FERRARI GTO

O Ferrari GTO, pioneiro na família de supercarros da Ferrari, celebra este ano o seu 40.º aniversário. Para assinalar esta data especial, a Ferrari organizou uma excursão exclusiva para os proprietários de Ferraris GTO, ao longo das deslumbrantes Montanhas Dolomitas até à casa-mãe em Maranello. Foi precisamente nesta viagem que o Cinturato P7 da gama Pirelli Collezione fez a sua estreia em estrada. A Pirelli Collezione é uma linha de pneus desenhada para automóveis clássicos e modernos, combinando o visual vintage com a tecnologia de ponta. Criado inicialmente para o Campeonato Mundial de Ralis de 1974, o Cinturato P7 foi lançado como pneu de estrada em 1976, tornando-se o primeiro pneu de perfil ultrabaixo. Esta inovação resultou numa melhor aderência em curva graças à altura reduzida do flanco em relação à largura da banda de rodagem. Para o Ferrari GTO, o pneu regressa ao tamanho original (225/50 R16 na frente e 265/50 R16 na traseira), combinando o design clássico com materiais e tecnologia modernos, como é característico de todos os pneus da gama Collezione.

PNEUS P ZERO PARA O FERRARI F40, F50 E ENZO

A colaboração da Pirelli com a Ferrari continuou em 1987 com o lançamento do Ferrari F40, que deu continuidade à tradição do GTO e foi o primeiro carro de produção a sair da fábrica com os icónicos pneus P Zero da Pirelli. Este pneu inovador introduziu uma medida de jante revolucionária de 17 polegadas, inédita até então em carros de estrada, além de incorporar tecnologias avançadas que permitiram ao F40 ultrapassar os 300 km/h. Atualmente, a gama Pirelli Collezione inclui um P Zero específico para o F40, com medidas de 245/40 R17 para o eixo frontal e 335/35 R17 para o eixo traseiro.

Para o seu sucessor, o Ferrari F50, apresentado no Salão de Genebra em 1995, a Pirelli desenvolveu pneus personalizados com base no P Zero Corsa System, com dimensões de 245/35 R18 à frente e 335/30 R18 na traseira. Este pneu, lançado no início dos anos 2000, foi o mais desportivo da gama de estrada, com uma estrutura que proporcionava níveis máximos de estabilidade a alta velocidade e em curva, tornando-o adequado também para uso em pista.

Mais recentemente, a Pirelli introduziu um novo pneu P Zero Corsa System para o Ferrari Enzo na gama Collezione, com medidas de 245/35 R19 para o eixo frontal e 345/35 R19 para o eixo traseiro. Desenvolvido em estreita colaboração com os pilotos de testes da Ferrari, este pneu mantém a experiência de condução desportiva do modelo original, mas com melhorias significativas em termos de segurança e fiabilidade, graças às mais recentes inovações dos compostos de pneus.

DOS CLÁSSICOS AOS MODELOS MAIS MODERNOS

A Pirelli tem sido uma presença constante ao longo da evolução dos supercarros da Ferrari, desde o clássico GTO até aos modelos mais modernos. Esta tradição continua com o LaFerrari de 2013 e o LaFerrari Aperta de 2016, ambos equipados de origem com os pneus P Zero Corsa Asimmetrico 2 da Pirelli – um produto de ultra-alto desempenho dentro da gama P Zero. O nome P Zero tornou-se sinónimo dos carros mais prestigiados e desportivos dos últimos 40 anos, bem como de excelência no desporto automóvel. A transferência de tecnologias da Pirelli começa no laboratório ao ar livre que é a Fórmula 1, onde as inovações desenvolvidas em pista são aplicadas aos pneus de estrada.

Pirelli Cinturato All Season SF3 lidera teste comparativo da Tyre Reviews

O pneu Pirelli Cinturato All Season SF3 alcançou a classificação mais alta no teste comparativo realizado pela Tyre Reviews, que avaliou os principais pneus All Season disponíveis no mercado. O teste, divulgado em setembro de 2024, incluiu pneus de 19 polegadas (235/35 R19) num Volkswagen Golf GTI, em várias condições de piso. O Cinturato All Season SF3 destacou-se como o melhor entre os seis pneus testados.

O teste comparativo da Tyre Reviews

Para proporcionar uma comparação aprofundada em superfícies secas, molhadas, com neve e gelo, o teste incluiu também pneus de verão e inverno como referências. Em todas as provas, o Cinturato All Season SF3 demonstrou uma performance excepcional. Em piso molhado, a aderência e a resposta rápida do Pirelli sobressaíram, sendo considerado o mais desportivo entre os concorrentes. Nos testes de travagem em condições de piso molhado, o Cinturato All Season SF3 mostrou clara superioridade, com uma distância de travagem de apenas 25,14 metros, significativamente mais curta do que os 26,6 metros do segundo classificado. Estes resultados reforçam a capacidade do pneu de garantir segurança ideal em condições de piso molhado. Além disso, o Cinturato All Season SF3 obteve o primeiro lugar em todos os testes de relacionados com a aquaplanagem. Em condições de piso seco, destacou-se pelo desempenho em travagem e pela aderência no eixo dianteiro, alcançando valores muito perto dos registados pelos pneus de verão utilizados como referência. A tração em gelo também foi notável. Em termos de conforto, o Cinturato All Season SF3 revelou os melhores níveis globais em termos de ruído, . Outro ponto de destaque foi a sua excelente eficiência de rolamento, que contribuiu para uma redução no consumo de combustível e nas emissões. Os resultados completos do teste comparativo da Tyre Reviews estão disponíveis neste link.

Cinturato All Season SF3

Lançado na primavera de 2024, o Cinturato All Season SF3 é a mais recente evolução dos pneus All Season da Pirelli, desenvolvido para veículos de porte médio e compacto. Este pneu resulta de um processo de desenvolvimento que decorreu no centro de investigação e desenvolvimento da Pirelli, recorrendo sobretudo a técnicas de modelação virtual. Esta abordagem permitiu analisar em simultâneo diversas variáveis, como os compostos, o padrão da banda de rodagem e a distribuição das forças físicas ao longo do pneu.

Mais segurança, conforto e dinâmica de condução: Bosch e Pirelli assinam acordo de cooperação para tecnologia de pneus inteligentes

A Pirelli e a Bosch assinaram um acordo de desenvolvimento com o objetivo de criar soluções inovadoras baseadas em software e funções de condução, graças à integração de sensores nos pneus, também conhecidos como “in-tyre sensors”. Para os condutores, esta inovação traduz-se em maiores níveis de segurança, conforto, sustentabilidade e uma melhoria na dinâmica de condução. A Bosch e a Pirelli partilham uma visão de cooperação a longo prazo, com a intenção de explorar em conjunto lógicas de computação e processamento otimizadas dos sinais emitidos pelos pneus, como potenciais inputs para sistemas de controlo dinâmico de veículos mais avançados.

O Pirelli Cyber Tyre é o primeiro sistema no mundo baseado em pneus com sensores integrados que recolhem dados e os transmitem para o veículo, para serem processados em tempo real. A Bosch já desenvolveu uma aplicação ESP especificamente adaptada aos pneus da Pirelli, num projeto inicial desenvolvido em conjunto com o fabricante de hipercarros Pagani Automobili. A tecnologia “Pirelli Cyber Tyre”, presente no Pagani Utopia Roadster, transmite informações cruciais sobre o estado dos pneus para a unidade de controlo do ESP. Isto permite uma utilização otimizada das características individuais e do desempenho dos pneus, proporcionando maior segurança e condições de condução personalizadas.

Enquanto fornecedor global de tecnologia e serviços, a Bosch contribui com o seu know-how em hardware e software a nível de sistemas para esta colaboração. A Bosch é também líder em tecnologia de sensores MEMS (Sistemas Microeletromecânicos) e desenvolve e fabrica sensores de pressão de pneus utilizando o padrão “Bluetooth Low Energy” (BLE). Ao combinar esta experiência com as tecnologias da Pirelli em dispositivos integrados nos pneus – tanto em hardware como software, algoritmos e modelação de pneus – será possível recolher, processar e transmitir em tempo real dados recolhidos através dos pneus, fornecendo parâmetros para o sistema eletrónico de controlo do veículo, usando BLE com um consumo de energia muito reduzido. A Pirelli e a Bosch pretendem agora explorar o potencial da tecnologia MEMS da Bosch para aplicações nos pneus.

Fotografias de imprensa e infografias estão disponíveis no Bosch Media Service em: www.bosch-press.com.

Sobre a Bosch

A mobilidade é o maior sector de negócios do Grupo Bosch. Em 2023, as suas vendas totalizaram 56,2 mil milhões de euros, representando cerca de 60% do total das vendas do Grupo. Isto faz do Grupo Bosch um dos principais fornecedores mundiais de mobilidade. A Bosch Mobility persegue uma visão de mobilidade que seja segura, sustentável e emocionante. Para os seus clientes, o resultado são soluções integradas de mobilidade. As principais áreas de atividade deste sector de negócios incluem a eletrificação, software e serviços, semicondutores e sensores, computadores de veículos, sistemas avançados de assistência ao condutor, sistemas para controlo da dinâmica de veículos, conceitos para oficinas de reparação, assim como tecnologias e serviços para o mercado de pós-venda automóvel. A Bosch é sinónimo de inovações automóveis importantes, como a gestão eletrónica do motor, o sistema anti derrapagem ESP e a tecnologia common-rail diesel.

O Grupo Bosch é um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia e serviços. Emprega cerca de 429.000 colaboradores em todo o mundo (a 31 de dezembro de 2023). A empresa gerou vendas de 91,6 mil milhões de euros em 2023. As suas operações estão divididas em quatro sectores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, e Tecnologia de Energia e Edifícios. Com as suas atividades comerciais, a empresa pretende utilizar a tecnologia para moldar tendências universais, como a automação, eletrificação, digitalização, conectividade e uma orientação para a sustentabilidade. Neste contexto, a ampla diversificação da Bosch em várias regiões e indústrias fortalece a sua capacidade de inovação e resiliência. A Bosch utiliza a sua comprovada experiência em tecnologia de sensores, software e serviços para oferecer aos clientes soluções intersectoriais a partir de uma única fonte. Aplica também o seu know-how em conectividade e inteligência artificial no desenvolvimento e fabrico de produtos sustentáveis e fáceis de usar. Com tecnologia “Inventada para a vida”, a Bosch quer ajudar a melhorar a qualidade de vida e a preservar os recursos naturais. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas cerca de 470 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países. Incluindo parceiros de vendas e serviços, a rede global de fabrico, engenharia e vendas da Bosch cobre quase todos os países do mundo. A força inovadora da Bosch é fundamental para o desenvolvimento contínuo da empresa. Presente em 136 localizações em todo o mundo, a Bosch emprega cerca de 90.000 colaboradores em investigação e desenvolvimento, dos quais cerca de 48.000 são engenheiros de software.

Pirelli e Ciclotte ampliam a sua linha de bicicletas de exercício inspiradas no desporto motorizado

A Pirelli e a Multi Design, produtora da marca CICLOTTE, apresentaram a nova edição exclusiva da bicicleta de exercício de design Ciclotte, com a marca PIRELLI, caracterizada por elementos derivados do desporto motorizado. As duas empresas dão, assim, continuidade à colaboração iniciada no ano passado, partilhando valores como a paixão pelo design, a vocação desportiva e a alta qualidade. Esta parceria transforma a estética tradicional dos equipamentos de ginásio, introduzindo uma bicicleta que é simultaneamente um equipamento de fitness e uma peça de design para decoração de interiores.

Esta nova edição Pirelli da Ciclotte Bike distingue-se do modelo anterior, possuindo agora um ecrã LED integrado na estrutura da bicicleta que fornece informações sobre o treino, como a velocidade, quilómetros percorridos e a frequência cardíaca. Conta também com uma nova conectividade Bluetooth para smartphones e tablets, através da aplicação Kinomap™, garantindo uma experiência de treino imersiva, desde simulações de percursos até aulas de spinning e desafios multijogador. Por fim, a caixa de velocidades com resistência eletromagnética da NOHRD™, ideal para treinos aeróbicos de alta intensidade, é agora enriquecida com uma nova transmissão com um volante de inércia mais pesado e de maior dimensão.

Uma versão com gráficos amarelos da nova bicicleta Ciclotte Pirelli foi exibida pela primeira vez no Motorhome da Pirelli, em Monza, durante o recente fim de semana de Fórmula 1. A bicicleta destaca-se pelos punhos de borracha no guiador, proporcionando uma melhor aderência durante os treinos mais intensos, e pelo design que espelha o layout dos pneus usados na mais prestigiada competição automóvel mundial, da qual a Pirelli é a fornecedora exclusiva. Estão disponíveis em cinco cores, tal como num verdadeiro fim de semana de corrida: branco (a representar os pneus duros) amarelo (a representar os pneus médios), vermelho (a representar os pneus macios), verde e azul para ((a representar os pneus intermédios e para chuva).

A Ciclotte Bike também combina um design ergonómico cuidadosamente estudado, respeitando o “triângulo dos três pontos de contacto” exigido no ciclismo, com uma distância reduzida entre os pedais, semelhante a uma bicicleta de corrida. O seu tamanho compacto permite ainda a sua colocação em espaços reduzidos, como suites de hotéis e cabines de iates.

A bicicleta de design Ciclotte Pirelli representa uma evolução do “Ciclò”, um protótipo inovador de monociclo, criado em 2007 para a mobilidade sustentável, sendo uma homenagem direta aos monociclos do século XIX. O Ciclò faz parte da coleção permanente do Museu de Design Italiano, La Triennale de Milão, celebrando a sua importância histórica e excelência em design.

OS NOVOS HALTERES

Além da nova bicicleta de design Ciclotte Pirelli, as duas empresas apresentaram também um conjunto de Halteres modulares. Este conjunto distingue-se por um inovador sistema de engate cónico que permite variar rapidamente o peso utilizado pelos utilizadores, de 1,5 kg até 7 kg por mão, proporcionando treinos reais e exercícios mais intensos.

Os Halteres Ciclotte Pirelli apresentam os mesmos gráficos e cores da bicicleta de design Ciclotte Pirelli, partilhando também a forma circular, que remete para o “círculo da vida”. Esta forma garante uma melhor distribuição do peso nas mãos durante o exercício e permite a sua utilização como uma ferramenta normal de fitness. No final do treino, os halteres podem ser exibidos no suporte especial, como uma verdadeira escultura, podendo até figurar numa sala de estar.

Hyundai nos três primeiros lugares do Rali da Acrópole

Era esperado que esta fosse uma das edições do Rali da Acrópole mais desafiantes dos últimos anos, o mais difícil da temporada, e pode-se afirmar que correspondeu às previsões. 

De facto, foi possivelmente ainda mais desafiante, com vários incidentes ao longo dos três dias do rali, que nos dias de sexta-feira e sábado foi disputado em terrenos com muita poeira, sob condições de calor e com muitas pedras afiadas que dificultaram a condução dos pilotos. O mesmo se verificou na Power Stage, onde Sébastien Ogier perdeu o que parecia ser um segundo lugar certo, após ter dominado o Super Domingo. A vitória foi para Thierry Neuville, que ampliou a sua liderança e a da Hyundai na luta pelos títulos de pilotos e construtores. O belga foi acompanhado no pódio pelos seus companheiros de equipa Dani Sordo e Ott Tänak. 

Sami Pajari venceu no WRC2 ao volante do seu Toyota, após registar exatamente o mesmo tempo que Robert Virves, que, no entanto, foi mais lento na SS1. Isto significa que a luta pelo título tem agora dois candidatos: Oliver Solberg, que competirá em apenas mais uma ronda no Chile, e o já mencionado Pajari. Norbert Maior venceu no Junior WRC, que teve no no Rali da Acrópole a sua última prova. O título foi para Romet Jurgenson. O Rali da Acrópole também coroou Armin Kremer, que ao volante de um Skoda se sagrou campeão da WRC Masters Cup 2024.

O DESAFIO

Como esperado, dada a extensão de algumas especiais e a natureza das superfícies, que apresentaram com mais pedras de grandes dimensões e afiadas do que o habitual, aumentando assim o risco de furos, os pneus duros foram os mais utilizados, especialmente na sexta-feira e sábado, quando a força e durabilidade eram os principais requisitos.

Os Scorpions de composto macio desempenharam o seu papel nas primeiras secções de sexta-feira e sábado, proporcionando aderência para os primeiros concorrentes das etapas, que se apresentaram muito escorregadias e com muito pó nas primeiras passagens. Os pneus macios também se destacaram na manhã de domingo, devido à natureza do terreno e à chuva forte da noite anterior. As equipas esperavam que as superfícies estivessem mais escorregadias e molhadas do que acabaram por estar. As incertezas geradas pela chuva de sábado à noite levaram a uma grande variedade de estratégias no Super Domingo: desde a abordagem de Neuville, com apenas pneus macios (6), a combinação mais equilibrada de 2 duros e 3 macios de Evans, e a estratégia de Tänak e Ogier que optaram por 1 duro e 4 macios. A Power Stage também viu uma diversidade de estratégias, predominantemente com os pneus macios, embora isto tenha sido parcialmente devido à disponibilidade de pneus novos, como foi o caso de Ogier, que utilizou 5 pneus duros por falta de pneus macios novos.

Como destacado na Análise pós-reconhecimento dos engenheiros da Pirelli, as etapas mais difíceis e exigentes, que desempenharam um papel significativo na decisão do resultado do rali, foram as duas mais longas do fim de semana: os 38,67 km da SS7, Rengini, e os 25,87 km de Aghii Theodori na SS9-11.

CITAÇÃO PIRELLI 

Terenzio Testoni, Responsável Pirelli pelas de atividades de Rali: “O rali foi tão desafiante como esperávamos, e a forma como testou os pneus duros e macios correspondeu às nossas expectativas. O Scorpion duro ofereceu a robustez necessária, mesmo nos terrenos mais difíceis, enquanto, mais uma vez, o macio provou ser uma excelente escolha para superfícies secas. A gestão eficaz de ambos foi essencial e nada fácil: normalmente, noutros ralis, um pneu costuma assumir a escolha predominante, especialmente o macio.”

Pirelli’s Stella Bianca no topo da Europa: OM 665 Superba de 1929 chega ao Cabo Norte da Noruega

UMA AVENTURA DE IDA E VOLTA DE MAIS DE 10.000 QUILÔMETROS ATÉ O PONTO MAIS AO NORTE DA EUROPA

STELLA BIANCA COMEMORA QUASE 100 ANOS DE HISTÓRIA, TENDO CORRIDO NA FÓRMULA 1 E AGORA EQUIPANDO CARROS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO PASSADO

4 de setembro de 2024 – Um total de 10.400 quilômetros foram percorridos com os pneus Stella Bianca da Pirelli – uma reedição dos originais de 1927 – com um carro que remonta a 1929 em uma viagem ao ponto mais ao norte da Europa, sem a necessidade de troca de pneus. A jornada épica foi realizada por um OM 665 Superba de 1929 com pneus Collezione, uma linha dedicada a carros de colecionadores históricos da década de 1920 até hoje. Partindo de Poggibonsi, perto de Siena, o carro dirigido por seu proprietário Gianni Morandi e o copiloto Marco Morosinotto, iniciou oficialmente sua odisseia na sede da Pirelli em Milão. Chegou ao Cabo Norte da Noruega após uma viagem de 15 dias, retornando à Itália após mais duas semanas. Toda a aventura foi realizada usando rotas cênicas, sem um único quilômetro de autoestradas. Esta foi uma jornada marcante para o pneu Stella Bianca da Pirelli, que tem exatamente o mesmo visual vintage do original, mas agora utiliza materiais e tecnologias que garantem maior segurança.

IDA E VOLTA DA TOSCANA AO CABO NORTE

O desafio durou 28 dias, percorrendo 10.400 quilômetros e aproximadamente 190 horas de condução por algumas das paisagens mais deslumbrantes da Europa. No caminho, a equipe navegou por uma série de terrenos desafiadores que incluíam subidas íngremes, descidas e, acima de tudo, condições de asfalto em constante mudança, do seco e áspero ao molhado e escorregadio. Ao volante de seu OM 665 Superba, capaz de atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e manter uma velocidade média de 80-90 km/h, o colecionador toscano experimentou todo o espectro de climas europeus. Começando no calor da Toscana, ele viajou pelas regiões mais frias da Dinamarca e da Noruega, onde as temperaturas caíram para até 10 graus centígrados. Depois de chegar ao Cabo Norte – o ponto mais ao norte da Europa – os corajosos viajantes embarcaram no trecho de volta, dirigindo pela Finlândia, Suécia e Alemanha com uma parada no Driver Center em Frankfurt: uma importante autorizada de pneus Pirelli.

VISITANDO O PIRELLI SOTTOZERO CENTER NA LAPÔNIA SUECA

Um destaque da jornada foi a parada no renomado campo de provas da Pirelli na Lapônia sueca: o Pirelli Sottozero Center. Aqui, o OM 665 Superba foi para a pista, completando várias voltas em condições secas e molhadas. O campo de provas do Sottozero cobre 120 hectares, com 250.000 metros quadrados dedicados a uma variedade de circuitos e 1.300 metros quadrados de outras infraestruturas. Ele apresenta pistas de manuseio, uma variedade de superfícies diferentes para testes objetivos e declives de até 20%. A instalação desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos pneus de inverno e all season, aproveitando ao máximo as condições de inverno únicas da região. No entanto, a instalação também pode ser utilizada durante o ano todo.

A HISTÓRIA DOS PNEUS STELLA BIANCA DA PIRELLI

O Pirelli Stella Bianca nasceu em 1927 como um pneu de lona cruzada, que na época era uma verdadeira inovação em termos de desempenho e tecnologia. Continuou como parte da linha por décadas, tornando-se o design de banda de rodagem mais duradouro da Pirelli. O nome “Stella Bianca” – que significa “Estrela Branca” em português – também foi um símbolo da era de ouro do motorsport. Este pneu foi utilizado nos mais altos níveis de competição motorizada, que, assim como hoje, era uma plataforma de testes para produtos de carros de estrada. Não é coincidência que a primeira corrida de Fórmula 1, que ocorreu em Silverstone em 1950, foi vencida pelo lendário Giuseppe Farina dirigindo um Alfa Romeo com pneus Pirelli Stella Bianca.