Pirelli celebra o GP de Miami com um boné de pódio comemorativo.

O Grande Prémio de Miami marca a sexta etapa da temporada, sendo a primeira de três que serão realizadas nos Estados Unidos. Esta é apenas a terceira edição deste evento, que se estreou no calendário em 2022. Este circuito urbano circunda o Hard Rock Stadium, casa dos Miami Dolphins, equipa de futebol americano, que em 2024 também sediará, entre outros eventos, a final da Copa América de futebol. Os espaços de trabalho das equipas de Fórmula 1 estão localizados dentro deste recinto, criando um ambiente verdadeiramente exclusivo.

A pista, com uma extensão de 5.412 metros, que os pilotos terão de percorrer 57 vezes no domingo, possui 19 curvas, três retas, três zonas de DRS e alguns pontos onde a velocidade pode ultrapassar os 340 km/h. A sua topografia conta com diversas mudanças de elevação, a maior das quais entre as curvas 13 e 16. Também é preciso enfrentar uma pequena subida na chicane formada pelas curvas 14 e 15.

Os três sectores são muito variados, proporcionando uma volta com um pouco de tudo. A primeira parte conta com uma série de oito curvas de alta velocidade, enquanto o segundo sector apresenta uma longa reta e algumas curvas de baixa velocidade. A parte final consiste numa reta e três curvas fluídas. Apesar de apenas haver dados históricos de duas corridas, podemos deduzir que o Grande Prémio de Miami se situa na média em termos de número de ultrapassagens. As forças laterais e longitudinais a que os pneus estarão sujeitos também são de nível médio, já que os monolugares deverão rodar com configurações aerodinâmicas de carga média ou baixa.

A Pirelli selecionou os compostos intermédios da gama de F1 para este Grande Prémio: C2 (Duro), C3 (Médio) e C4 (Macio). A pista foi repavimentada antes da corrida do ano passado e encontra-se muito lisa, o que proporciona níveis de aderência bastante baixos, uma característica que é agravada pelo facto de não ser usada para nenhum outro evento automobilístico além da Fórmula 1. Portanto, a evolução da pista será muito significativa durante o fim de semana e é possível que ocorra o fenómeno do “graining”, especialmente com os compostos Médio e Macio.

Miami conta com um clima tropical, com temperaturas ambiente que geralmente ultrapassam os 25°C, e que frequentemente chegam perto dos 30°C (o recorde é de 33°C). Nos primeiros dez dias de maio são esperados dias ensolarados, embora não se possa descartar a possibilidade de chuvas ou tempestades. O vento é outro factor a considerar, com uma brisa marinha constante que pode atingir rajadas de até 50 km/h. Em 2023, a temperatura do asfalto atingiu os 55°C, uma das mais altas de toda a temporada.

No que diz respeito à estratégia, o Grande Prémio de Miami pode ser entendido como uma corrida clássica de uma única paragem, normalmente disputada com os compostos Duro e Médio. Na temporada passada, Max Verstappen, que viria a vencer a corrida, partiu do nono lugar na grelha com pneus Duros antes de mudar para os Médios na sua única visita às boxes. Os seus companheiros de pódio, Sergio Pérez e Fernando Alonso, fizeram o oposto (Médio-Duro).

Tal como aconteceu na China, Miami receberá o segundo fim de semana com o formato Sprint. Assim, pilotos e equipas terão apenas uma única hora de treinos livres na manhã de sábado para encontrar a melhor configuração e avaliar o comportamento dos pneus. À tarde, a classificação Sprint será iniciada, ordenando a grelha de partida para a corrida Sprint, prevista para a manhã de sábado. Uma vez concluída, será suspensa a normativa do parque fechado para permitir que as equipas trabalhem nas duas sessões do Grande Prémio: a qualificação de sábado à tarde e a corrida de domingo.

Miami também será palco da segunda ronda de 2024 da F1 Academy. Ao contrário da primeira ronda, disputada em Jidá, esta prova, nos Estados Unidos, recuperará o formato habitual do resto da temporada, com duas sessões de treinos livres, uma única sessão de qualificação e duas corridas. Abbi Pulling (Rodin Motorsport-Alpine) chega à Florida como líder, com 44 pontos, e uma vitória, seguida por Maya Weug (Prema Racing-Ferrari) com dez pontos a menos e Doriane Pin (Prema Racing-Mercedes) com onze pontos a menos, vencedora da corrida 1 em Jidá. Uma semana após Miami, Pin competirá pela equipa Iron Dames ao lado de Marta García na primeira etapa do Campeonato Europeu de Fórmula Regional Alpine (FRECA) em Hockenheim, Alemanha. García conquistou o primeiro título da F1 Academy em 2023 e, como parte do prémio, encontra-se a receber apoio financeiro da Pirelli.

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