Continental desenvolve simulador Driver-in-the-loop (DIL)

A Continental desenvolveu o Driver-in-the-loop (DIL), um novo simulador altamente tecnológico, para ser usado no desenvolvimento de pneus. O Driver-in-the-loop simula de forma precisa a dinâmica de condução dos pneus em veículos de teste, para uma condução realista e destinada a pilotos de teste profissionais.

O DIL permite economizar custos e matérias-primas, além de reduzir os tempos de desenvolvimento de novos pneus. Bernd Korte, Chefe de Desenvolvimento da Continental indica que os métodos de desenvolvimento virtuais permitem soluções mais eficientes e adaptadas às necessidades e requisitos dos clientes. Os KM virtuais desempenham uma parte vital na preservação dos recursos.

Relativamente aos testes, o funcionamento do simulador envolve:

  • Cálculo de parâmetros de dinâmica de condução para pneus e respetivos veículos de teste;
  • Carregamento do modelo de pneu específico para o modelo de veículo correspondente, o que inclui informações precisas sobre design, piso e composição da borracha;
  • Condução realizada por pilotos de teste de modelos de pneus específicos, o que reflete a experiência de uma pista real.

O simulador de condução da Continental avalia pneus para todos os modelos de viaturas e motorizações, o que inclui carros ligeiros e comerciais, viaturas elétricas, híbridas e com motor a combustão.

A plataforma do simulador tem as dimensões de 4 metros por 5 metros, o que confere aos pilotos uma experiência completa da dinâmica da viatura, mesmo em ambiente de simulação.

Julian Kroeber, responsável pelo simulador de pneus Driver-in-the-loop da Continental, realça a capacidade do simulador em avaliar e otimizar os pneus antes da sua construção física, o que economiza tempo no processo de desenvolvimento do produto.

Os novos materiais dos pneus são testados em simulador para assegurar o cumprimento dos mais altos padrões de desempenho, segurança resistência ao andar e níveis de ruído. Cada ciclo de testes contribui para a redução de necessidade de produção de pneus de teste.

O investimento realizado pela Continental neste simulador está alinhado com a sua política de sustentabilidade. A empresa pretende ser líder em responsabilidade ambiental e social no setor de pneus.